Etiquetas inteligentes revolucionam o despacho de bagagens em aeroportos
Após anos com o procedimento de despacho de bagagens como
responsabilidade dos funcionários de empresas aéreas, a tecnologia pode
conferir essa tarefa para máquinas ou para o próprio passageiro.
Uma das ideias é o cliente etiquetar as bagagens, imprimir etiquetas em
casa e acompanhar a trajetória das suas malas via smartphone. As etiquetas
podem ser atualizadas por celular ou pela própria companhia aérea, caso haja
alguma mudança no voo.
A mudança que estará disponível para passageiros da Europa no final do
desse ano e já vem levantando opiniões adversas dos usuários. Operando no
Aeroporto Internacional de Chicago, muitos passageiros acabavam por pedir
ajuda a funcionários. Outros clientes reclamam que estão fazendo um trabalho
que é obrigação da companhia executar, além do argumento que máquinas não
responderão a dúvidas caso tenham alguma.
O grupo de defesa de viajantes aéreos teme que o serviço substitua os
funcionário, enquanto as empresas aéreas argumentam que o serviço vem para
liberar os funcionários para outras tarefas.
A Qantas Airways Ltd. é a única a já utilizar o sistema de etiquetas
inteligentes, todavia, a Air-France KLM, após anos de desenvolvimento, pretende
lançar a sua etiqueta ainda esse ano, além de um dispositivo que informa a
localização da mala aos passageiros e dispõe de um sensor de luz para alertar
se a bagagem foi aberta durante a viagem.
No Brasil, a Gol já oferece o serviço desde setembro nos aeroportos de
Congonhas e Santos Dumont e já possui uma adesão de 50% dos seus clientes. A
Tam oferece o serviço em Guarulhos e Brasília e pretende implantá-lo também no
Galeão. A adesão foi de 35%. A Azul testa do sistema em Porto Alegre e dada a
alta porcentagem de utilização, pretende expandir também para Campinas.
Fonte: Valor Econômico.
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