Bancos investem
em tecnologia móvel para ampliar número de contas.
A crescente
inserção dos smartphones vem sendo a principal ferramenta das instituições
bancárias para conquistar novos clientes.
Uma pesquisa da
"Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2014" registrou um
crescimento de 127% no Mobile Banking em relação ao registro de 2013, com a
adesão dos smartphones em todas as classe sociais. Buscando levar seus
portifólios a pessoas que nunca tiveram contatos com serviços oferecidos por
bancos, alguns inovam em parcerias com operadoras de celulares, lançando contas
pré-pagas, como o Bradesco e a Claro, com o programa gratuito "Meu
Dinheiro Claro", onde todas as movimentações são feitas por meio de
célula, inclusive saques por ATMs exclusivas nas máquinas Banco24Horas.
A Caixa Econômica
lançou em março em parceria com a Tim, o programa que permite acesso aos
serviços do banco pelo celular e o cliente ainda recebe um cartão plástico.
Já o Santander
aposta nos cartões pré-pagos, após adquirir 50% da startup Super, plataforma
digital de pagamentos eletrônicos e acessos a serviços financeiros
simplificados. A associação resultou na criação da Conta Super, na qual o
cliente tem todos os benefícios de uma conta normal, com exceção de crédito ou
aplicações financeiras. Por se atrelada
ao banco, as contas possuem taxas de manutenção mensal de R$ 4,90 a R$ 9,90.
O Banco do Brasil
atua com a BB Conta de Pagamento, que oferece cartão pré-pago Ourocard com
bandeira Visa e há também a conta Mais Banco Postal , que oferece depósito em
poupança e tem como bônus o serviço de SMS gratuito, estimulando o uso da
telefonia celular para operações bancárias.
O objetivo comum
de todas essas instituições bancárias é crescer juntos ao público
desbancarizado das classes C e D e dos jovens que tenham o seu primeiro
relacionamento com o sistema bancário.
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