Redes sociais são ferramentas de divulgação de programas de
trainees e de interação com os candidatos.
As empresas passaram a usar os recursos das redes sociais
também para a pré-seleção de candidatos e com ajuda das tecnologias, além do
volume de inscrições triplicar entre 2014 e 2015, a forma de comunicação é
muito maior.
A Rodobens, empresa de São José do Rio Preto (SP) com
atuação nacional, 3,6 mil funcionários e faturamento de R$ 4 bilhões, utiliza
principalmente o Facebook e LinkedIn nos processos de atração, seleção e de
comunicação. No ano passado foram 7,5 mil candidatos. A empresa mantém cinco
trainees e as inscrições para 2016 estão abertas até o dia 23.
O programa é desenvolvido em parceria com o Insper e a
Fundação Dom Cabral. As inscrições são feitas no site ou na página da empresa
no Facebook, a primeira etapa de triagem acontece por meio de questionários na
web. O Twitter e o LinkedIn são usados para tirar dúvidas e ainda há vídeos
sobre os diferenciais da companhia. As redes sociais ajudam a analisar o perfil
dos interessados e organizar dados como local de origem, idade e área de
estudo.
A estratégia da Totvs para atrair os candidatos é baseada
principalmente em vídeos no YouTube, grupos fechados no Facebook, comunidades
de universidades no LinkedIn e grupos no WhatsApp para se comunicar com os
participantes durante a seleção. Em 2015 foram 24,4 mil matrículas. O concurso
de 2016 será aberto em setembro.
A Softtek Brasil, empresa de tecnologia com mil funcionários
e 26 trainees, fez uma pesquisa realizada no mês passado pelo WhatsApp e
permitiu que os participantes de um programa respondessem a partir de seus
dispositivos móveis.
Fonte: Valor Econômico
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