Avanço das tecnologias de coleta de dados por Startups
coloca agricultores no controle total dos lucros.
Startups como a Farmobile LLC, Granular Inc. e Grower
Information Services Cooperative estão desenvolvendo sistemas de computador que
possibilitarão aos agricultores coletar um fluxo contínuo de dados de seus
tratores e colheitadeiras, armazená-los em silos digitais e vendê-los a
empresas agrícolas ou operadores de mercados futuros.
Essas plataformas permitem que os agricultores obtenham
lucros maiores com a revolução tecnológica que está se espalhando pelo Cinturão
Agrícola dos Estados Unidos e dar a eles mais controle sobre a informação
gerada em suas terras. Essas iniciativas competem com as ferramentas de análise de dados oferecidas
por grandes empresas agrícolas, como Monsanto Co., DuPont Co., Deere & Co.
e Cargill Inc.
Os produtores podem extrair o máximo dos seus dados
compilando-os e analisando-os por conta própria e poderiam lucrar ainda mais
vendendo esses dados para fabricantes que querem saber como e quando os
produtores usam máquinas e suprimentos.
Avanços na tecnologia sem fio, sensores baratos para
monitorar o plantio e técnicas de processamento de dados desenvolvidas no Vale
do Silício têm ajudado empresas do setor agrícola a criar sistemas que auxiliam
os agricultores a descobrir qual a melhor semente para determinado tipo de solo
ou se eles estão subutilizando os equipamentos.
Os transmissores da Farmobile fazem o download dos dados dos
sistemas de diagnósticos dos tratores e outros equipamentos e os enviam a um
servidor remoto, permitindo que os administradores das plantações monitorem as
operações e façam ajustes rapidamente. Esse serviço custa US$ 1.250 por ano pelos
transmissores e aplicativos móveis.
As empresas que desenvolvem mercados para dados agrícolas
afirmam que não têm intenção de substituir os grandes fornecedores de sementes
e máquinas, mas dar aos produtores uma plataforma para que possam administrar seus
próprios dados. Mas formar bancos de dados abrangentes ainda levará vários anos.
Para que o conceito funcione, os produtores, muitos dos
quais não aceitam a ideia de empresas ou negociadores de commodities tendo uma
visão detalhada de seus negócios, terão que ser conquistados.
Fonte: Valor Economico
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