PMEs são foco de aplicativos que otimizam serviços e geram
lucros milionários.
Aplicativos se tornaram aliados de pequenas e médias
empresas e ajudam a economizar na contratação de serviços, como é o caso do
aplicativo Rappido, que oferece o serviço de motoboys, com profissionais
geolocalizados, contratação e pagamentos online.
A corretora de câmbio Gracco, de São Paulo, cortou 45% das
despesas com a circulação de documentos depois de adotar a Rappido. A despesa
caiu de R$ 16 mil para R$ 9 mil mensais e a produtividade aumentou.
A Rappido atende cerca de 50 mil pedidos ao mês, em São
Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, com meta de cobrir
mais cinco capitais até o começo de 2016. O tíquete médio é de R$ 45 e o valor mínimo
de R$ 21,90 para motos e R$ 80 para vans. A 99Motos, do mesmo segmento,
registrou crescimento de 1008% no número de pedidos e 460% no número de
usuários, com mais de 40 mil entregas por mês, atendendo 65 PMEs.
A plataforma de intermediação Get Ninjas conta com mais de
100 mil prestadores de serviços diversos como faxina, assistência técnica,
reforma, eventos e desenvolvimento de websites, que pagam assinatura de R$ 90
mensais para receber em média 30 pedidos. São mais de 100 mil orçamentos e R$
15 milhões ao mês.
O app argentino IguanaFix atua na mesma área no Brasil e no
México. São 5 mil profissionais e média de 8 mil trabalhos contratados ao mês,
com tíquete médio de R$ 400 e atendimento a mais de 500 PMEs. O serviço
trabalha por geolocalização e o prestador não precisa cobrar a viagem.
A We Do Logos, solução de contratação de design gráfico, usa
metodologia de concorrência criativa, que conecta clientes a uma base de mais
de 80 mil profissionais freelancers. Em fusão com o principal concorrente,
Logovia, contabiliza 75 mil clientes, com R$ 8 milhões para 72 mil
profissionais. O cliente define quanto deseja investir, a partir de R$ 490.
Os 50 clientes da Rede Cotação, dos quais dois são de grande
porte, têm obtido economia média de 10% em compras de seus fornecedores com o
uso da solução. O número de cotações realizadas chegou a 800 no mês passado,
com tíquete médio de R$ 52 mensais por cliente.
Fonte: Valor Econômico.
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