A permuta é a
nova aposta das startups para qualidade de serviços e redução de custos.
A permuta, troca
de produtos e serviços entre parceiros para diminuir custos e aumentar o número
de clientes é uma estratégia que vem crescendo entre as startups no Brasil.
A grande vantagem
dessa troca é a empresa ser beneficiada pelos serviços do parceiro sem a
necessidade do desembolso financeiro, além de uma grande oportunidade de criar
um portifólio de clientes e contatos para a captação de novos negócios.
A empresa OnYou,
trabalha na área de cliente oculto, onde consumidores comuns são treinados para
identificar e reportar experiências de consumo e atendimento em endereços
comerciais, sem ser identificados. José Worcman, fundador da OnYou troca
almoços em estabelecimentos e diárias em hotéis para seus funcionários e
executivos e em troca, oferece seus serviços para alguns de seus clientes como
os restaurantes Fifties, Fogo de Chão e a rede de hotéis Bourbon. Com o corte, as
despesas de almoço caíram pela metade e 30% nas contas de hospedagem.
Com a startup de
chamadas de taxi Vá de Taxi, o interesse é unir-se a organizações que tenham
sinergia com o negócio, como a Porto Seguro, que oferece descontos para a
contratação do seguro Auto Táxi e também para passageiros que paguem o
transporte com o cartão da seguradora. A parceria gerou uma melhor utilização
do aplicativo, redução no custo de aquisição de novos usuários e também fixação
da marca junto ao público.
Uma outra vertente
das permutas nas empresas é a criação de empresas especializadas na
intermediação de serviços e produtos entre companhias. A Permute, fundada em
2003, já tem 600 clientes, entre eles a Onodera, Fisk e Cacau Show e cobra a
partir de R$ 1 mil reais pelo plano de uso da ferramenta e ganha também
comissão sobre as transações realizadas.
Fonte: Jornal Valor
(impresso)
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